domingo, 21 de agosto de 2011


 @ Bem vindos ao post do Mais Querido do Brasil @



-
Índice




1 - Introdução
2 - História
3 - Títulos
4 - Rivais
5 - Estádios
6 - Ídolos
7 - Torcida

 
 
1 - Introdução
-
O Centro Sportivo Alagoano ou CSA é um clube brasileiro de futebol, maior recordista de títulos do Campeonato Alagoano de Futebol profissional, com 37 títulos e sua sede está localizada no bairro do Mutange.

O CSA é dono da Maior e Mais Fanática Torcida de Alagoas conhecida como "Nação Fantástica Azulina". Seu rival é o CRB de Maceió, mas também ostenta rivalidade com o ASA de Arapiraca. o CSA tem um vice-campeonato da taça conmebol de clubes (1999) sendo o único clube do norte-nordeste a disputar e chegar a final de uma competição internacional representando o Brasil, sendo vice-campeão da américa do sul.
 
 
- História
-
O Centro Sportivo Alagoano foi fundado no dia 7 de setembro de 1913 na Sociedade Perseverança e Auxiliar dos Empregados no Comércio, quando um grupo de desportistas, liderado por Jonas Oliveira, se reuniu com o objetivo de criar a agremiação.

O primeiro nome do clube foi Centro Sportivo Sete de Setembro, em homenagem a sua data de fundação, e começou a funcionar na própria sede da Sociedade Perseverança, onde ficavam guardados os seus primeiros barcos. Ali, se formou uma verdadeira academia de atletas, pois o clube dispunha de um corpo de lutadores de boxe, luta greco-romana, além de levantamento de peso, lançamento de dardo e de disco e esgrima. Os esportes náuticos só entraram na história do clube em 1917 e, durante muitos anos, seus associados usaram a Lagoa Mundaú para passeios e competições náuticas.

Não demorou muito tempo e a sede do clube foi transferida para uma das dependências do Palácio Velho, antigo Palácio do Governo. Em seguida, no ano de 1915, mais uma mudança ocorreu e a sede azulina passou a funcionar em um prédio na Praça da Independência, antiga Praça da Cadeia, pertencente ao Tiro de Guerra. Foi aí, inclusive, que o time realizou seus treinos e jogos. O primeiro jogo dos azulinos foi contra uma equipe formada por alagoanos que estudavam em Recife e os azulinos venceram por 3 a 0.

Dois anos após a fundação, aconteceu a primeira modificação do nome do CSA que, de Centro Sportivo Sete de Setembro passou a se chamar Centro Sportivo Floriano Peixoto, em 1915, numa homenagem a José Floriano Peixoto, atleta alagoano de destaque nacional. Torcedores azulinos propuseram, em assembléia geral, a mudança do nome do clube e a proposta do grupo foi aceita.

Definitivamente, no dia 13 de abril de 1918, o time mudou mais uma vez a sua razão social e foi batizado, em assembléia geral, com o nome de Centro Sportivo Alagoano, que de imediato passou a se identificar com o povo alagoano.
 
 
3 - Títulos
-
Campeonato Alagoano: 37
Campeonato Alagoano - 2ª Divisão: 2
Torneio Início: 14

Destaques

Vice-campeão Copa Conmebol: 1
Brasil Vice-campeão Brasileiro da Série B: 3
Vice-Campeão do Nordeste: 1

Outras Conquistas

Torneio Pró-Caixa Olímpica: 1929.
Torneio Associação Cultural e Cívica Feminina: 1935.
Copa FAD: 1936.
Grande Festival do Futebol: 1932.
Torneio Mário Lima: 1956.
Torneio Alfredo Junior: 1975.
Troféu Wassil Barbosa (Desafio das Multidões, contra o CRB): 2010.

Categorias de Base

Sub-20

Campeonato Alagoano - 2ª Divisão: 2005.

Sub-15
Campeonato Alagoano: 4 vezes — 2006, 2007, 2008 e 2009.
 
 
 
4 - Rivais
-
A crescente rivalidade entre CSA e CRB culminou em um fato ocorrido em 1931. Para participar da festa de seu aniversário, os azulinos convidaram o time do América de Recife para um jogo amistoso. Tininho, um habilidoso jogador do CSA, era também um verdadeiro líder dentro do clube. Muitas vezes, se transformava em treinador do time. Por todas essas qualidades, Tininho era respeitado pelos dirigentes e querido pela torcida.

Com a intenção de reforçar a equipe, Tininho convidou dois jogadores do CRB para integrar o CSA no jogo contra o América. Zequito Porto e Fonseca eram os convidados. Eles aceitaram e se sentiram honrados em vestir a camisa azulina. No dia 7 de setembro, no Mutange, antes do jogo, compareceram aos vestiários do CSA, os jogadores Zequito e Fonseca que foram recebidos por Tininho. A diretoria azulina já se encontrava nas cadeiras que ficavam nas arquibancadas do Mutange. Ao saber da novidade, os dirigentes mandaram chamar Tininho para informar que não concordavam com a presença dos jogadores do CRB. Afirmavam, inclusive, que temiam a reação da torcida. Pressionado por todos os lados, Tininho mostrou porque era líder, e decidiu – "Ou aceitam Zequito e Fonseca ou eu também não jogarei". Esta decisão aumentou a confusão. Mas, pela personalidade do capitão azulino que assumiu toda responsabilidade, os dois atletas do CRB jogaram e ajudaram o CSA a vencer o América por 4x2. Dois dos gols foram assinalados por Fonseca. Zequito Porto nunca negou que se sentiu orgulhoso ao vestir a camisa do tradicional rival. A rivalidade na época não permitia que fatos como esse pudesse acontecer. Mas, ele conseguiu quebrar esse tabu.
Com o ASA de Arapiraca existe uma rivalidade Equilibrada
 
 
5 - Estádio
-
O Estádio Gustavo Paiva, mais conhecido como Mutange, foi fundado em 15 de novembro de 1922, e atualmente tem capacidade para 4 mil pessoas. Sua primeira partida foi Centro Sportivo Alagoano 3 x 0 Centro Sportivo do Perez de Recife, e o primeiro gol marcado foi de Odulfo, antigo craque azulino. O Mutange também sediou o primeiro jogo internacional em Alagoas, CSA 1 x 1 Velez Sársfield (ARG), em 1951.
 
 
 
6 - Ídolos
-
Adriano Gabiru
Bandeira
Café
Canhoteiro
Cão
Carijó
Catanha
Cleiton Xavier
Deco
Dida
Italo
Jacozinho
Jaú
Jean Carlo
Jedir
Luiz Felipe Scolari
Misso
Neu
Alexandro
Oseas
Otávio
Paulo Mendes
Pêu
Pinga
Soareste
Souza
Tadeu
Tonho Lima
Zé Galego
Zé Maria
Zé Preta
Paranhos
 
 
 
 7 - Torcida
 
 

Mancha Azul
Movimento Organizado Sangue Azul
CSAMOR
CSA-Net
Força Jovem CSA
Torcida Desorganizada CSAlcool
Torcida CSA CHAT
Torcida CSAmor
Torcida CSA Choop
Movimento Organizado Azulcrinante
 

0 comentários:

Postar um comentário